Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Forças Armadas reforçam segurança em presídios

Militares não poderão ter contato com presos, nem substituir agentes

Mil homens das Forças Armadas serão responsáveis pela varredura nos presídios do país. Eles estarão prontos para entrar em ação em cerca de 10 dias. Inicialmente, serão 30 equipes, mas o efetivo poderá ser aumentado, caso haja necessidade. Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o trabalho será pontual, em busca de armas, drogas ou celulares. Os militares não poderão ter contato com os presos, nem substituir os agentes carcerários.

 

O trabalho das Forças Armadas nos presídios vai funcionar de acordo com a demanda. Cada estado deve pedir formalmente o auxílio. A partir daí, é feito um estudo do local, um detalhamento. As buscas serão sempre de surpresa, não programadas. E enquanto a varredura nas celas estiver sendo feita, os presos deverão ser encaminhados para outro local, como um pátio, por exemplo.

 

Segundo o ministro Raul Jungmann, as Forças Armadas só vão entrar em presídios caso haja risco praticamente zero de rebeliões ou tumultos durante a presença dos militares.

 

O custo inicial da operação de varredura será de R$ 10 milhões. Entre uma varredura e outra, caberá ao estado manter a segurança e a fiscalização do presídio.

 

Segundo o ministro, os militares entrarão nas penitenciárias armados, de acordo com a necessidade. O ministro ressaltou, ainda, a necessidade de fortalecer a fiscalização nas fronteiras, uma preocupação que também é dos governadores da Região Norte.

 

Ouça outros destaques do Jornal da Amazônia - 2ª edição, desta quarta-feira (18):

 

- O município de Araguatins, no extremo norte do Tocantins, registrou nove casos de malária neste começo de ano. 

 

- Mutirão carcerário libera mais de 400 detentos no Amazonas.

 

O Jornal da Amazônia - 2ª edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 12h20, pela Rádio Nacional da Amazônia.

 

 



AM: Polícia Civil afirma ter identificado líderes de rebelião

Criado em 18/01/2017 - 18:03 e atualizado em 18/01/2017 - 16:03