Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga explica como identificar crianças que sofrem violência

Hoje é o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças

Como identificar crianças que sofrem violência? O abuso sexual de crianças é uma realidade que muitas vezes passa desapercebida dentro de casa.

 

 Sobre o assunto, o programa conversou com a psicóloga, Rosivânia Tosta.  

 

Ela explica que é preciso está atento aos sinais emitidos pelos pequenos sujeitos a esse crime. " É uma criança mais triste, mais arredia, isolada, desconfiada. O rendimento escolar daquela criança é um termômetro muito importante na identificação da suspeita", diz. 

 

A psicóloga é coordenadora do Serviço de Atenção Especializada à Criança em Situação de Violência. A unidade funciona no hospital infantil de Palmas (TO). De junho a dezembro do ano passado, o serviço registrou 45 casos de violência contra crianças. Desses, 14 foram de violência sexual. 

 

Nos primeiros quatro meses desse ano o número subiu foram 80 atendimentos e 23 vítimas de abuso sexual. A psicóloga revela que esse tipo de violência gera nas vítimas e nos familiares a síndrome do segredo, o que dificulta as denúncias e também a identificação dos agressores. 

 

O Jornal da Amazônia desta quarta-feira (18) traz ainda informações sobre uma nova ação da Polícia Federal realizada hoje, no Tocantins. A Operação Chargeback trabalha para desarticular uma organização criminosa especializada em compras fraudulentas pela internet. Os criminosos utilizavam cartões clonados e furtavam dados dos usuários de internet banking. Nessa ação, os policiais cumprem mandados de prisão preventiva, de busca e apreensão e de condução coercitiva, nas cidades de Palmas e Porto Nacional.



Tema Livre aborda os enfrentamentos à violência sexual infantil

Criado em 18/05/2016 - 17:44 e atualizado em 18/05/2016 - 17:07