Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Violência faz mais vítimas entre jovens negros no DF

Estudo mostra que homicídio é uma das principais causas de morte de

A cada morte de um jovem branco no Distrito Federal e entorno, morreram três negros, entre 2010 e 2012. Isso é o que aponta a pesquisa Jovens Negros e Não Negros – Mortalidade Por causas Externas na Área Metropolitana de Brasília, divulgada nessa quinta-feira (23) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A análise destaca que, entre os anos 2000 e 2012, houve um aumento no número de mortes de pessoas entre 15 e 29 anos por causas externas, principalmente por homicídios.

 

Ouça também:

 

Fórum online debate a violência contra os jovens

 

Prévia do Mapa da Violência 2014 agrega nova análise de dados

 

O jovem negro é a principal vítima dessa violência. De acordo com o estudo, mais de 70% das mortes nessa região foram de jovens negros. Em alguns municípios, a diferença chama a atenção. É o caso de Águas Lindas de Goiás, onde o risco de um jovem negro ser assassinado é 15 vezes maior que um não negro.

 

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, lembra que vários estudos já destacaram que os jovens negros morrem mais do que os brancos, mas aponta que é preciso estabelecer ações para mudar o quadro.

 

O número de jovens negros mortos em acidentes de trânsito também foi maior. De acordo com a pesquisa, a chance de um jovem negro morrer por acidentes é quase 2,5 vezes maior que a dos demais jovens.

 

Confira, também, nesta edição do Jornal da Cidade 1ª Edição:

 

- Acidente entre ônibus e carreta provoca sete feridos no Pistão Norte, em Taguatinga.

- Crimes como tráfico de drogas e até brigas entre vizinhos podem ser denunciados por moradores das regiões administrativas à Ouvidoria Itinerante da Polícia Militar.

- Rede de supermercado lança campanha para evitar ação de pichadores.

- Samambaia faz aniversário neste sábado; festejos começam hoje.

- Agenda dos candidatos a governador do DF.

 

O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo da EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h40, no período de propaganda eleitoral.



Criado em 24/10/2014 - 10:06 e atualizado em 24/10/2014 - 11:08