Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Famílias sem-teto ocupam hotel no centro de Brasília desde a madrugada

Manifestantes protestam contra o fim do pagamento de auxílio-aluguel

Operação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública desocupou uma área pública no centro de Brasília. O local estava sendo usado desde julho por manifestantes ligados ao Movimento de Resistência Popular ( MRP), eles estavam acampados no Setor Bancário Norte. De acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF) não houve resistência, e 110 barracas foram removidas do local. Na madrugada desta segunda- feira (14) os integrantes do MRP se dirigiram ao Hotel Saint Peter no Centro de Brasília, onde ocupam sete dos quinze andares do prédio.

 

O grupo quer a prorrogação auxílio-aluguel no valor de R$ 600,00. Um dos integrantes do movimento, Uedson Silva afirma que o grupo não deixará o local até o governo apresentar a solução para o problema. O advogado do hotel, Sérgio Roncador alega que se trata de uma invasão, ressaltando que o edíficio é privado: "é uma empresa privada, é uma corporação sensível até as reinvidicações, mas não faz parte desse problema. Houve uma invasão o prédio estava fechado, com segurança, inclusive usaram pé de cabra", comentou.

 

O Governo de Brasília alega que já pagou o benefício que por lei é válido por um ano e as famílias não teriam mais direito de receber o dinheiro. O subsecretário de movimentos sociais da Secretaria de Relações Institucionais, Acilino Ribeiro, afirmou que o governo busca uma solução e negocia com a Codahb e a Terracap. " Temos que tentar encontrar uma saída, e estou tentando conversei com os dois lados, e vamos ver se até às 18h a gente consegue uma solução", esclarece.

 

De acordo com o MRP cerca de 900 pessoas estão no prédio, incluindo crianças. A Polícia Militar (PM) monitora o local, mas até o momento não há previsão de desocupação.

 

Outras informações nesta edição:

- Servidores terceirizados que atendem nas escolas públicas entram em greve contra atraso nos salários;

- Governo de Brasília promete fazer hoje o pagamento à Sanoli para garantir a continuidade dos serviços de alimentação às unidades de saúde;

- Detran vai fechar uma via por dia na Asa Norte para agentes da Novacap limparem bocas de lobo;

- Taxa de iluminação pública pode subir 32%, mas governo garante que impacto na conta de luz será pequeno;

- Memorial JK lança projeto de modernização em comemoração aos 113 anos do nascimento do presidente Juscelino Kubitschek;

 

O Jornal da Cidade 2ª edição é uma produção da EBC, Empresa Brasil de Comunicação, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h20.



GDF vai avaliar reivindicações de famílias de trabalhadores sem-teto

Criado em 14/09/2015 - 18:55 e atualizado em 14/09/2015 - 15:32