Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Memória lembra programa produzido pelo maestro Guerra-Peixe

O Memória Rádio MEC desta semana destaca o programa Concertos Brasileiros, produzido em 1975 pelo maestro Guerra-Peixe

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 27/04/2017 - 23:00

O Memória Rádio MEC desta quinta (27), à meia-noite e meia, apresenta trechos de dois programas da série Concerto Brasileiro.  

A série Concerto Brasileiro foi produzida pelo maestro Guerra-Peixe em 1975, no âmbito do Projeto Minerva. O propósito da série era apresentar a obra de compositores de música erudita brasileira, procurando fazer um mapeamento cronológico e destacar as principais características e estilos de cada autor.

A série tem texto sucinto e seleção musical criteriosa. O texto breve, porém preciso e rico do maestro Guerra-Peixe, é lido por um dos locutores da Rádio MEC ligados ao projeto Minerva. O estilo de locução, sóbria e com dicção perfeita, marca uma maneira de fazer rádio própria ao período, antes das mudanças estéticas que o rádio da década de 1980 experimentou.

O registro apresenta trechos dos dois primeiros programas da série. As obras selecionadas por Guerra-Peixe que constam no programa são: "Batuque", de Alberto Nepomuceno, interpretado pela Orquestra Sinfônica Brasileira, pela regência de Souza Lima; "Estudo número 1 e Estudo número 2", de Heitor Villa-Lobos, na interpretação do violonista Turíbio Santos; "Corta Jaca", de Frutuoso Viana, na interpretação da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça; "Prelúdio número 2", de Ascendino Theodoro Nogueira, na interpretação de Antônio Carlos Barbosa Lima, na viola caipira; e "Matinta Perera", de Waldemar Henrique, na interpretação de Maria Lúcia Godoy, voz, Odette Ernest Dias, flauta e Daudeth Azevedo (Neco) ao violão.

Ouça a MEC FM no player abaixo.

Criado em 25/04/2017 - 13:19 - Episódio Concertos Brasileiros

Mais do programa