Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Composições de João Octaviano no Memória Rádio MEC

Memória Rádio MEC apresenta gravações exclusivas da emissora, registradas na década de 1960

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 25/05/2017 - 00:30

O Memória Rádio MEC apresenta obras do compositor João Octaviano Gonçalves, conhecido como J. Octaviano, gravadas na década de 1960 no estúdio Sinfônico da Rádio MEC

Por muitos anos, a Rádio MEC foi uma das principais responsáveis pelos registros em áudio de obras de compositores eruditos brasileiros, tendo sido essa uma das mais nobres vocações da emissora.

Contando com um corpo fixo de intérpretes de muito talento e competência, a Rádio MEC promoveu gravações de compositores renomados, e também de compositores pouco conhecidos, possibilitando assim sua difusão e perenidade. Parte dessas gravações foi editada em Lps e CDs, como os da série batizada com o nome de Repertório Rádio MEC, lançada pela Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC e posteriormente incorporada ao Selo Rádio MEC. A criteriosa seleção de repertório e de autores dessa série ficou a cargo do produtor Lauro Gomes.

A partir dessa edição, uma vez por mês, apresentaremos algumas gravações que ainda não foram editadas e divulgadas em outros suportes e que , por agora, só podem ser ouvidas em nosso acervo. Este é o caso da obra do compositor, pianista, regente e professor J. Octaviano. Nascido em Porto Alegre, em 1892, Octaviano se mudou para o Rio de Janeiro ainda muito jovem. Em 1911, ingressou no Instituto Nacional de Música e foi aluno de Henrique Oswald e Francisco Braga. Entre as obras do autor há concertos, óperas, poemas sinfônicos, peças para canto e piano, além de peças inspiradas em ritmos afro-brasileiros.

Nesse Memória Rádio MEC, ouviremos Três peças para Violino e Piano, intérpretes: violino: Oscar Borgerth; piano Werther Politano (Gravações de 7 de julho de 1960 ); e O Dia do Bebê : Seis Peças infantis - Caixa de Brinquedos - Histórias para crianças, intérprete: pianista: Carmen Farnese (gravação em 11 de maio de 1964).

Memória Rádio MEC vai ao ar quinta-feira, à meia-noite e meia.

Ouça o programa no player.

Criado em 23/05/2017 - 16:16 - Episódio J. Octaviano - Repertório Rádio MEC

Mais do programa