Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quarteto nº1, de Newton Pádua, no Memória Rádio MEC

Registro exclusivo gravado em junho de 1960 é o destaque dessa edição do programa

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 11/09/2017 - 13:52

O Memória Rádio MEC desta semana apresenta um registro exclusivo da série Repertório Rádio MEC

A série Repertório Rádio MEC é uma compilação de gravações exclusivas de obras de compositores brasileiros, interpretadas pelos corpos fixos que a emissora manteve durante décadas. Parte dessas gravações foi editada em LPs e CDs. A criteriosa seleção de repertório de autores dessa série ficou a cargo do produtor Lauro Gomes.

No Memória Rádio MEC, apresentamos algumas gravações que ainda não foram editadas e divulgadas em outros suportes e que , por agora, só podem ser ouvidas em nosso acervo. Este é o caso das gravações do compositor Newton Pádua.

O violoncelista, professor, regente, compositor e fundador da cadeira 34 da Academia Brasileira de Música, Newton Pádua, atuou em orquestras do Rio de Janeiro e de São Paulo, foi mestre de compositores como Waldemar Henrique e Guerra-Peixe e deixou uma obra com diversas composições sinfônicas e de câmara como a ópera A Lenda do Irupê, o episódio lírico Branca Dias, a Sinfonia em sol menor, a Suíte Sinfônica, os Prelúdios Sinfônicos, os poemas sinfônicos São Paulo e Anchieta, a Canção e Dança, para violoncelo e orquestra, a Suíte Auriverde, para orquestra de cordas, o Trio em dó menor, dois Quartetos de cordas e uma Sonata para piano.

Nesse Memória Rádio MEC ouviremos seu Quarteto número 1, gravado no Estúdio Sinfônico da Rádio MEC, em 07 de junho de 1960. O Quarteto, em quatro movimentos – allegro, andante com moto, allegro com umore, e moderato – foi interpretado pelo Quarteto de cordas da Rádio Mec: primeiro violino Santino Parpinelli; segundo violino Henrique Morelembaun; viola Jacques Niremberg; e violoncelo Eugen Ranevsky.

Newton Pádua
Newton Pádua, por http://www.abmusica.org.br/academico.php?n=rnewton-padua&id=867

Memória Rádio MEC vai ao ar, na sexta-feira, às 21h30, pela Rádio MEC AM , e à meia noite na Rádio MEC FM

Ouça ao vivo pelo player abaixo: 

Criado em 11/09/2017 - 13:57 - Episódio Quarteto n. 1 de Newton Pádua

Mais do programa