Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça obras de José Siqueira no Memória Rádio MEC

O Memória Rádio MEC traz gravações exclusivas do compositor José Siqueira, selecionadas para a Série Repertório Rádio MEC

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 09/11/2017 - 23:59

Memória Rádio MEC desta quinta-feira apresenta um registro exclusivo da Série Repertório Rádio MEC.

A série Repertório é uma compilação de gravações exclusivas de obras de compositores brasileiros, interpretadas pelos corpos orquestrais que a Rádio MEC manteve durante décadas. Parte dessas gravações foi editada em LPs e CDs. A criteriosa seleção de repertório de autores dessa série ficou a cargo do produtor Lauro Gomes.

As edições do Memória Rádio MEC de 2017 apresentam gravações que ainda não foram editadas e divulgadas em outros suportes e que, no momento, só podem ser ouvidas em nosso acervo. Este é o caso do programa desta semana, com os registros do compositor José Siqueira

O compositor José Siqueira completaria 110 anos em 2017. Ele nasceu na Paraíba, mas na juventude foi para o Rio de Janeiro, onde se formou no Instituto Nacional de Música. Em 1940 fundou a Orquestra Sinfônica Brasileira e, em 1961, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica Nacional. Seu catálogo de composições é extenso e diversificado, compreendendo ópera, oratório, sinfonia e música de câmara.

Este programa apresenta duas obras gravadas em junho de 1977, na Sala Cecília Meireles, durante o Festival José Siqueira. A primeira será a cantata para declamador, coro e orquestra "O dia da criação", composição feita a partir do poema "Dia da Criação (Porque hoje é sábado)", de Vinícius de Moares. Declamador: Ivo Ribeiro Siqueira. Coro e Orquestra da Rádio MEC, regência José Siqueira. Já a segunda obra será a Suíte do bailado “Uma Festa na Roça", em três movimentos: Valsa, Polca e Côco. Com a Orquestra Sinfônica da Rádio MEC sob regência de José Siqueira.

Ouça a Rádio MEC FM no player abaixo:

 

O Memória Rádio MEC vai ao ar na madrugada de quinta (9) para sexta-feira (10), à meia-noite, na Rádio MEC FM.

 

Criado em 06/11/2017 - 14:48 - Episódio Repertório Rádio MEC - José Siqueira

Mais do programa