Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Radiodramaturgia do acervo da Rádio MEC é destaque em dois programas

O Memória Rádio MEC desta semana traz um trecho do programa Teatro Sérgio Viotti e relembra outras produções históricas

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 12/04/2018 - 23:01

Um dos mais importantes gêneros em termos de audiência no rádio foi o rádioteatro, o "teatro pelos ares".

As representações moveram corações e mentes não só no Brasil, mas ao redor do mundo, com marcos emblemáticos como a veiculação da "Guerra dos Mundos", por Orson Welles, em que boa parte da audiência acreditou que o planeta estava, de fato, sendo invadido por alienígenas.

No Brasil, a ficção pelo rádio foi um sucesso estrondoso, principalmente quando começamos a veicular radionovelas. A Rádio MEC não produziu radionovelas, mas o rádioteatro teve grande importância e casting expressivo por muitas décadas na emissora.

Os radioteatros da Rádio Mec eram veiculados como apoio e quadro em programas educativos ou infanto-juvenis ou em programas destinados a apresentar peças de autores brasileiros e estrangeiros. Nesse último caso está "O Grande teatro PRA-2" que apresentou peças como "Pigmalião", de Bernard Shaw, e "Quem casa quer casa", de Martins Pena.

Em 1945, a musicista Geni Marcondes fez história com seu “No reino da alegria”. O programa, feito para crianças, contava com elenco primoroso do qual faziam parte Allan Lima, Jaime Barcellos, Vitória Régia, Álvaro Costa, Nanci do Nascimento, Ieda Oliveira,Orlando Prado, entre outros. O radioteatro era dirigido por Sadi Cabral.

Muitos outros talentos atuaram na dramaturgia da Rádio MEC: Dylmo Elias, Wanda Costa, Célia Morais, Magalhães Graça,  Pedro Paulo Colin Gil, Telmo D. Avelar, Lauro Fabiano. Além de Fernanda Montenegro,Tereza Amayo, Mário Jorge, Agnes Fontoura.

Para mostrar parte dessa história, o Memória Rádio MEC apresentará trechos de algumas produções em dois programas. Nesta semana, vamos relembrar três produções. A primeira é "A história do radioteatro brasileiro", série de 10 programas, transmitida pela Rádio MEC em 1978, com produção de Mônica Ramos, que abordou histórias e personagens do radioteatro e das radionovelas brasileiras.

Ouça o programa na íntegra no player acima.

O segundo programa que vamos ouvir é o "Teatro Sérgio Viotti". Produzido originalmente em 1970 e remasterizado para nova veiculação em 1998, essa produção deixou nos acervos da Rádio MEC 60 peças gravadas, 60 programas com textos de autores brasileiros, como Machado de Assis, Artur Azevedo e Ribeiro Couto e também de nomes do teatro mundial, como Shakespeare, Tcheckov e Jean Coctau. 

Viotti apresentava o autor e o enredo da peça que seria irradiada e, em seguida, o elenco. Ouviremos aqui um trecho de uma dessas produções, "O primo desastroso", de Charles Dikens.

Em seguida, vamos ouvir um trecho do especial "Vestido de Noiva", peça de Nelson Rodrigues, veiculada em 1998. Dirigida por Delcio Marinho Gonçalves, a montagem conta com participações ilustres e belo trabalho de sonoplastia. 

O Memória Rádio Mec vai ao ar na MEC AM às terças e quintas às 23h e no sábado às 23h30. Pela MEC FM, o programa vai ar à meia-noite de quarta e de sexta-feira.

 

Criado em 11/04/2018 - 11:15 - Episódio Radiodramaturgia I

Mais do programa