Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Romances e romancistas ouvidos na Rádio MEC

Jorge Amado, Machado de Assis e Ariano Suassuna são os autores em destaque nesta edição do Memória Rádio MEC

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 03/05/2018 - 23:00

A uma, ou a muitas vozes, a seco, ou com sonoplastia; para ilustrar um programa educativo ou para cumprir a importantíssima função cultural de divulgação da literatura: das mais diversas formas os romances estão presentes na história e no Acervo da Rádio MEC.

O Memória Rádio MEC desta semana destacou trechos de três registros de nosso acervo em que romances e romancistas são apresentados.

O primeiro deles é uma entrevista para o Museu da Voz. Em 1961 o então diretor da Rádio MEC, Murilo Miranda, inaugurou o projeto do Museu da Voz: uma iniciativa para registrar e guardar as vozes mais relevantes da cultura brasileira. Um dos primeiros a ser convidado para esse registro foi Jorge Amado, entrevistado por ocasião de sua posse na Academia Brasileira de Letras, em julho de 1961. Jorge Amado fala sobre alguns de seus romances na entrevista e recita um trecho de seu romance Gabriela: Cantar de Amigo de Gabriela.

Depois de um trecho de um romance na voz de seu próprio autor, ouviremos um trecho de um romance do fundador da Academia Brasileira de Letras: a série Visão da Literatura, produzida em 1997, levou ao ar, dividido em 38 episódios de cerca de 10 minutos cada, o romance Memorial de Aires, de Machado de Assis. Antes do início de cada episódio, o produtor Renato Rocha apresentava a obra e situava o ouvinte sobre o momento a ser narrado. Em seguida, Luiz Carlos Saroldi dava vida ao romance, sem auxílios de sonoplastia. Aqui ouviremos o primeiro episódio.

De um acadêmico a outro: O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, foi uma das obras gravadas para compor o programa Prosiverso dedicado ao autor. Nessa radiofonização, da década de 1980, o romance é gravado por vários atores e acompanhado de trilha sonora.

Ouça o programa pelo player acima.

Programas por ordem de exibição:

Entrevistas para o Museu da Voz – entrevista com Jorge Amado, realizada por ocasião de sua posse na Academia Brasileira de Letras, em 1961. O autor lê ‘Cantar de amigo de Gabriela”

Visão da Literatura – programa criado em 1997, com leituras de crônicas e contos. O programa também veiculou o romance Memorial de Aires, de Machado de Assis, apresentado em 38 capítulos de menos de 10 minutos cada. Produção Renato Rocha, narração de Luiz Carlos Saroldi.

Prosiverso, série lançada no ano de 1988, produzida por diversos profissionais. O programa em destaque nessa edição tinha como tema o escritor Ariano Suassuna e apresentou, entre outros, trechos do Auto da Compadecida. Produção de Ana Miranda, Elizabeth Glielmo,Nancy Palermo e Regina Sales.

Criado em 02/05/2018 - 11:35 - Episódio Romance

Mais do programa