Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Poemas, cartas e um conto de Mário de Andrade estão no Memória Rádio MEC

Programa apresenta registros de três séries que destacaram a obra de Mário de Andrade

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 04/10/2018 - 23:00

Escritor, pesquisador, poeta, político , musicólogo, Mário de Andrade além de ser um dos grandes nomes do movimento modernista brasileiro, deixou um vasto legado em vários campos da política e da cultura nacional. Na Rádio MEC, Mário foi tema de alguns programas em séries dedicadas à literatura, três delas serão destaque neste Memória Rádio MEC: Recital de Poesia; Cartas de Ontem e de Hoje e Contos no Rádio.  

O programa começa com um trecho da série Recital de Poesia, uma produção de Celina Ferreira, levada ao ar em 1981. A série produziu um total de 29 programas, com aproximadamente 20 minutos de duração cada, em que comentários biográficos e críticos se mesclam a algumas das poesias de Mário de Andrade, como Prefácio Interessantíssimo, publicado em Paulicéia Desvairada.

O artista também foi tema de algumas edições da série Cartas de Ontem e de Hoje, produzida em 1983 por Terezinha Bartolo. O acervo da Rádio MEC guarda 27 programas dessa série, cada um com duração aproximada de 15 minutos. Mário, um escritor de cartas incansável, remeteu milhares de cartas à outros ilustres de nossa cultura, como Manel Bandeira, por exemplo. Um de seus temas mais frequentes era a língua portuguesa e seus usos na literatura e no cotidiano.

O terceiro registro que será relembrado é da série Contos no Rádio, produzida pelo Núcleo de Radiodramaturgia EBC e que foi ao ar entre os anos 2010 e 2015, apresentando dramatizações e adaptações de textos de autores clássicos e contemporâneos, brasileiros e estrangeiros. De Mário Andrade, o Núcleo adaptou o conto O Perú de natal, que que a morte do patriarca da família permite ao personagem principal sonhar com o luxo de ter um peru na ceia de natal no lugar das secas castanhas e nozes costumeiras.

Ouviremos aqui um trecho desta adaptação, que pode ser conferida na íntegra na internet; basta procurar , no youtube, por radiodramaturgia.

 

Ouça no player abaixo:


Memória Rádio MEC vai ao ar na quinta-feira, às 23h, na Rádio MEC AM e, na sexta-feira, à meia-noite, na Rádio MEC FM.

 

Criado em 04/10/2018 - 12:50 - Episódio Mário de Andrade

Mais do programa