Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cervantes, Kafka e Cortázar presentes no acervo da Rádio MEC

O Memória Rádio MEC desta semana destaca três séries dedicadas à literatura estrangeira

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 15/11/2018 - 23:00

A literatura brasileira sempre esteve presente na Rádio MEC, e está até hoje, em programas que destacam autores contemporâneos – como o Conversa com Autor ou o Trilha de Letras, entre outros. Já a literatura de outros países teve destaque em momentos e programas mais raros. Na década de 1980 algumas séries foram produzidas enfocando autores estrangeiros de todos os tempos. O Memória Rádio MEC desta semana mostrará trechos de três dessas séries, todas criadas em 1984: Literatura européia; Literatura oriental e Literatura das américas.

As três séries que ouviremos foram trabalhadas com formatos similares, programas com meia hora de duração, e que mesclavam informações biográficas, leituras dos autores em destaque e trechos com diálogos dramatúrgicos. O programa começa com um trecho da série Literatura européia, produzida por Aroldo Bruno e Fernanda Maria Souza e Silva.  Com um total de 11 edições, a série abordou autores como Voltaire; William Blake; Proust e Rimbaud entre outros. Neste memória Rádio MEC teremos  o início da edição dedicada a Miguel de Cervantes.

O programa segue com Literatura oriental, série que legou 16 programas ao nosso acervo, com produção de Maria do Carmo e direção de Dilmo Elias. A série abodou autores como Tolstoi e Maiakovski, mas também programas temáticos abrangentes tais como A literatura árabe no Brasil, ou Tema do amor . A edição da qual ouviremos um trecho trata da vida e da obra de Franz kafka. Ouviremos trechos de A metamorfose, de Fábula curta e de Transeuntes.

Encerramos o programa com Literatura das Américas , outra série que mesclou narrativas biográficas, dramaturgia e trechos de obras do autor escolhido. A série, produzida por Bella Joseph e Maurício Salles entre 1984 a 1985 teve temas como  Poesia feminina no Uruguai, Borges e Gabriel Garcia Marques. Ouviremos uma edição dedicada a Júlio Cortázar, com trechos de sua biografia, entrevistas dramatizadas e leituras de textos como ‘Instruções para dar corda ao relógio’ além da íntegra do conto Continuidade dos Parques, publicado pela primeira vez em 1956 no livro Final do jogo. 


 

Criado em 14/11/2018 - 16:27 - Episódio Cervantes, Kafka e Cortázar

Mais do programa