Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A atriz Maria Pompeu e seus muitos papéis na Rádio MEC

Memória Rádio MEC apresenta trechos de programas em que Maria Pompeu atuou como entrevistadora, como entrevistada e como radioatriz

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 06/12/2018 - 23:00

Este Memória Rádio MEC é dedicado a atriz Maria Pompeu e a seus registros na Rádio MEC. Maria Pompeu atuou na emissora das décadas de 1960 à 1980, mas não como radioatriz e sim como repórter, como ela mesma contou em alguns depoimentos. Entre os registros que ouviremos no programa, está um da série Fatos e Ideias, programa criado por Murilo Miranda, na década de 1960. A atriz revezava a apresentação e as entrevistas com o também ator Paulo Autran. 

Após sua aposentadoria pela emissora, Maria Pompeu participou de alguns programas por aqui. Nosso acervo tem edições de três séries nas quais ela foi entrevistada ou convidada especial: As dez mais de sua vida; Arte e vida e o especial Vestido de noiva. As dez mais de sua vida foi uma criação de Luiz Carlos Saroldi , que teve seu início na rádio JB, na década de 1970 e ganhou uma continuidade quando Saroldi atuou na Rádio MEC. No programa, a biografia do convidado era pontuada por uma seleção musical escolhida pelo próprio.

Maria também foi entrevistada no Arte e vida. Criado, produzido e apresentado pelo poeta Walmyr Ayala, o programa da década de 1990 teve 49 edições pela Rádio MEC, trazendo grandes nomes das mais diversas áreas da cultura brasileira para conversarem sobre seus trabalhos.

O Memória Rádio MEC encerra esta edição com uma rara, talvez única, atuação de Maria Pompeu como radioatriz na Rádio MEC: um especial, veiculado em 1998, uma adaptação da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Em destaque, trechos com a personagem Madame Clessi, interpretada por Maria Pompeu.

O roteiro de Vestido de Noiva para o rádio foi criado seguindo as marcações do autor. Cecil Thiré fez o papel de um locutor, inexistente na versão original, para situar as cena. Vestido de noiva acompanha os delírios de uma mulher à beira da morte. A peça é dividida em três planos: alucinação, memória e realidade. A personagem Madame Cleci faz parte do 'plano da alucinação'. Na montagem , Maria Pompeu contracena com Luiza Thiré, que faz a personagem principal, entre outros atores. 

 

Ouça no player abaixo:


Memória Rádio MEC vai ao ar na quinta-feira, às 23h, na Rádio MEC

Criado em 06/12/2018 - 12:49 - Episódio Maria Pompeu

Mais do programa