Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Paulo Tapajós, contador de histórias, no Memória Rádio MEC

No programa, duas séries com lendas, contos e música popular brasileira produzidas por Paulo Tapajós na Rádio MEC

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 13/12/2018 - 23:00

Este Memória Rádio MEC é dedicado a programas produzidos por Paulo Tapajós

Paulo Tapajós foi cantor, compositor, produtor e radialista. Um dos gigantes da história do Rádio no Brasil. Sua história com o veículo começa quando ele, ainda bem jovem, com apenas 15 anos, estreou nas ondas da Rádio Sociedade como atração musical, com o trio Irmãos Tapajós, em 1928. Mais tarde se tornou um dos produtores mais importantes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tendo sido responsável por programas como "Um milhão de melodias" e "Quando os maestros se encontram". Atuou também na Rádio Tupi e na TV Rio.

A partir da década de 1970, Paulo Tapajós emprestou seu talento, repertório e conhecimento enciclopédico da cultura e da música brasileira a programas do Projeto Minerva, produzidos na Rádio MEC.

Neste Memória Rádio MEC, confira trechos de duas de suas produções para o Projeto Minerva: "Nosso Domingo Musical" e "Histórias de Engambelar".

O programa relembra trechos de quatro edições do "Histórias de Engambelar" e de uma das edições do "Nosso Domingo Musical".

"Nosso domingo musical" foi produzido a partir do ano de 1973. Foram quase 400 programas. "Histórias de Engambelar" foi uma série produzida em 1982 e contou com 27 edições.

Da série "Histórias de Engambelar", o Memória Rádio MEC relembra: "A origem do cara ou coroa"; "Mitologias da noite"; "Uma história de três cavaleiros"; "Lendas do boto; Histórias e fábulas de bichos". 

E para encerrar o programa, um trecho de "Nosso Domingo Musical". O tema da edição destacada foi: "Provérbios e adágios no mundo da música".

O Memória Rádio MEC vai ao ar na quinta-feira, às 23h, na Rádio MEC Rio e Rádio MEC FM.

Tags:  Paulo Tapajós

Criado em 13/12/2018 - 12:39 - Episódio Paulo Tapajós - histórias de engambelar

Mais do programa