Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O vaso suspirado" é a peça da semana no Memória Rádio MEC

Obra do dramaturgo Francisco Pereira da Silva foi adaptada pela série Teatro Sérgio Viotti.

Memória Rádio MEC 100 anos

No AR em 30/05/2019 - 22:30

O Memória Rádio MEC traz mais uma adaptação da série Teatro Sérgio Viotti. A peça em cartaz é "O vaso suspirado", peça em um ato de Francisco Pereira da Silva.

O piauiense Francisco Pereira da Silva mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 para estudar direito, mas acabou formando-se em biblioteconomia e trabalhou até sua morte, em 1985, na Biblioteca Nacional.

Foi um Dramaturgo ligado à temática popular e ao universo nordestino, e teve parte de sua obra encenada no Rio de Janeiro, principalmente pelo Teatro Jovem, um grupo que procurava teatralizar a realidade brasileira nos anos 1960.

Em 1963, Francisco recebeu o prêmio de melhor autor pelo círculo independente de críticos teatrais pela peça que ouviremos hoje. O vaso suspirado. São três os papéis centrais da peça Duas beatas e um Bispo. Agnes Fontoura , interpreta dona Ignácia Ranheta – uma mulher alta , magra, com cerca de 50 anos; Ayme, interpreta Joana Mourão, uma mulher baixa, gorda, com seus 50 anos; Magalhães Graça é Dom Donato, o Bispo, com 80 anos e extremamente frágil; os demais papéis são interpretados por Dylmo Elias e Gualter de França, que fazem dois seminaristas; e Batista Rodrigues que interpreta um cantador.

Memória Rádio MEC vai ao ar na MEC Rio, às 22h30, e na MEC FM, à 0h.

Criado em 29/05/2019 - 14:17 - Episódio O Vaso Suspirado, Teatro Sérgio Viotti

Mais do programa