Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Carlos Eduardo Prates: educação musical pelo rádio

Ensinar, pelo rádio, música para adultos, jovens e crianças. Foi o que

O mineiro Carlos Eduardo Prates teve em sua formação profissionais que também passaram pela Rádio MEC, como Hans-Joachim Koellreutter e Hylde Sinek. Ainda jovem, viajou pelo mundo onde estudou com  Herbert von Karajan e Franco Ferrara, entre outros. De volta ao Brasil,  foi regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, do Coral da Rádio MEC e colaborador do Projeto Minerva Cultural.

 

O Memória Rádio MEC apresenta trechos de três séries produzidas pelo maestro para a Funarte, o Serviço de Rádiodifusão Educativa e para o projeto Minerva. Ouve-se um trecho da série "Como ouvir e entender música", na qual o maestro promove um verdadeiro curso sobre música de concerto, voltado para a juventude. Uma produção de 1976.

 

Em seguida, uma produção de 1977, que conta a história do gênero Opereta. Por último, o programa apresenta trechos de uma das mais conhecidas produções de Carlos Eduardo Prates  para a Rádio MEC: a série educativa dedicada ao público infantojuvenil "A Criança, o maestro e a música", realizada dentro do projeto Minerva. Com formato bem diferente em relação aos demais programas, nessa série, ouve-se a voz do próprio maestro atuando numa espécie de palestra comentada, com direito a um auditório repleto de crianças.

 

A série Memória Rádio MEC, dedicada a produtores e programas, vai ao ar sempre na madrugada de quarta para quinta, à meia-noite e meia, com reprises nos finais de semana.

 

Ouça a MEC FM ao vivo, clicando no player abaixo.



Criado em 16/11/2016 - 14:26 e atualizado em 17/11/2016 - 08:34

Mais do programa