Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MEC FM estreia série especial em homenagem à carreira de Moacir Santos

A série tem seleção musical e apresentação de Andrea Ernst Dias,

Em 2016 um dos grandes vultos da música brasileira, Moacir Santos, completaria 90 anos. Em celebração desse compositor, arranjador e maestro, a Rádio MEC está produzindo uma série de cinco programas destinados a apresentar a biografia de Moacir e gravações de suas composições realizadas por ele e por outros grupos e músicos.

 

Ouça aqui o podcast do primeiro programa.

Confira as outras edições do Especial do Moacir Santos

 

A série tem seleção musical e apresentação de Andrea Ernest Dias, autora do livro "Moacir Santos Ou os caminhos de um músico brasileiro".

 

No  primeiro programa, Ave de Arribação, vamos acompanhar a formação e os primeiros anos de trabalho de Moacir, entre as décadas de 1930 e 1950: seus primeiros mestres; suas migrações pelo interior de Pernambuco; o convite para substituir Severino Araújo na Rádio Tabajara, na Paraíba; a vinda para o Rio e o contrato na Rádio Nacional, primeiro como instrumentista e depois como maestro. Ouviremos, nessa edição, os primeiros choros composto por Moacir em gravações recentes, e raridades da Rádio Nacional garimpadas por Andrea no acervo da emissora.

 

O segundo programa, Coisas: a gênese de um trabalho original, apresenta os trabalhos realizados por Moacir Santos como arranjador e compositor no final da década de 1950 e durante os anos 1960. Os encontros musicais do Beco das Garrafas, os primeiros anos da Bossa Nova, as gravações de samba jazz, assim como trechos de trilhas sonoras composta por Moacir para o Cinema Novo e também um registro raro da trilha do filme "Love in the Pacific", que o levou aos Estados Unidos da América. Parte importante desta edição é dedicada à composição de suas 'coisas' e ao disco "Coisas", primeiro registro autoral de Moacir.

 

O terceiro programa apresentará a vasta produção de Moacir durante seus anos no exterior.

 

Já o quarto e quinto programas serão dedicados a apresentar composições em homenagem a Moacir e gravações recentes de suas obras, realizadas por músicos brasileiros e estrangeiros. Entre essas composições e gravações, Andrea nos presenteia com alguns registros inéditos conseguidos pela musicista, instrumentista e pesquisadora.

 


Os cinco programas da série "Moacir - os caminhos de um músico brasileiro" irão ao ar aos domingos, às 20 horas, na Rádio MEC FM.



Moacir, Ave de Arribação

Menino, eu vou pra Califórnia

Disco "Coisas" revela a multiplicidade da obra de Moacir Santos

Criado em 01/11/2016 - 16:32 e atualizado em 25/11/2016 - 11:43

Mais do programa