Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o encontro de Gerry Mulligan e Lee Konitz no Momento de Jazz

No programa ouça músicas do CD “Konitz Meets Mulligan”

No Momento de Jazz desta segunda-feira (12), Nelson Tolipan promove o encontro de Lee Konitz com o quarteto de Gerry Mulligan, dois saxofonistas com estilos diferentes e muito importantes no mundo do Jazz.


Quando Charlie Parker estava no auge de sua carreira tinha inúmeros seguidores, Lee Konitz lembra o estilo de Parker, mas conseguiu manter autoria na sua interpretação. Uma das associações relevantes de Konitz foi com o movimento dos anos 1940 e 50 do surgimento do estilo “cool”, além de também ter tocado bebop, e com a orquestra de Stan Kenton.


Na segunda parte do programa, Tolipan seleciona músicas do trompetista Chet Baker em destaque com o quarteto de Gerry Mulligan. O ouvinte pode notar a sonoridade fantástica de Mulligan no sax barítono, um instrumento pesado.

 

Tolipan conta que teve a oportunidade de entrevistar a Mulligan,e ele falou sobre o lirismo do seu sax, algo que poucos saxofonistas barítonos conseguem transpor na melodia. Segundo Tolipan, Mulligan era muito versátil, compunha, tocava ao sax barítono, soprano, clarinete e piano, e chegou a gravar muita coisa ao piano.

 

Na seleção musical: “I Can´t Believe That You´re In Love With Me”, “Lady Be Good”, “I´ll Remember April”, “These Foolish Things”, “Bernie´s Tune”, “Lover Man”, “Love Me Or Leave Me”, “My Old Flame”, “Jeru”, “Makin´ Woopee”, “Walkin´Shoes” e “Soft Shoe”.

 

Momento de Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 23h, na MEC FM Rio, agora em nova frequência 99,3MHz.



Criado em 12/10/2015 - 18:04 e atualizado em 12/10/2015 - 13:45

Mais do programa