Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fletcher Henderson é o destaque do Momento de Jazz desta sexta

No repertório do programa, "Blue Lou", "Wild Party", "You Can Depend

No Momento de Jazz desta sexta-feira (27), Nelson Tolipan selecionou músicas do líder de orquestra Fletcher Henderson. Ouça o áudio do programa disponível nesta página.

 

Fletcher foi um pianista, arranjador e compositor de grande influência no surgimento do swing. Benny Goodman comprou vários arranjos de Henderson e, sendo um homem branco naquele contexto histórico, conseguiu uma projeção muito maior com a sua música. Mas, segundo Tolipan, sempre que se ouvia falar em Benny Goodman vinha à mente o nome de Fletcher Henderson, que chegou a tocar ao piano na orquestra de Goodman.

 

O swing era muito criticado com o argumento de que não seria propriamente jazz. Tolipan afirma no programa que swing é jazz: “Sem dúvida alguma, são arranjos para as Big Bands, e solistas tocam com aspecto essencialmente jazzístico”. Os riffs no swing são a repetição de uma frase musical, geralmente curta, criando uma tensão, um clima rítmico intenso. A característica principal da orquestra de Fletcher é de “chamada e resposta”. Ou seja, um naipe de instrumentos toca uma determinada passagem e esta é “respondida” por outro naipe, o que é feito com grande maestria pela orquestra de Henderson.

 

Fletcher também foi diretor de uma gravadora, a “Black Swan”, além de acompanhar ao piano muitas cantoras de blues. Louis Armstrong tocou na orquestra de Fletcher ao longo do ano de 1924. Além de Armstrong outros nomes de peso fizeram parte da orquestra de Henderson, alguns deles: Henry “Red” Allen, Joe Smith, Rex Stewart, Doc Cheatham, Coleman Hawkins, Benny Carter e Roy Eldridge.

 

Na seleção musical: “Blue Lou”, “Wild Party”, “You Can Depend On Me”, “Jim Town Blues”, “Rug Cutter´s Swing”,“Grand Terrace Rhythm”, “Big Chief De Sota”, “Until Today”, “Sing-Sing-Sing”, “Christopher Columbus”, “I´ll Always Be In Love With You”, “Hotter Than ´ell”, “Riffin´”, “Moonrise On The Lowlands” e “I´m a Fool for Loving You”.

 

Momento de Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 23h, na MEC FM Rio, agora em nova frequência 99,3MHz.



Criado em 26/11/2015 - 19:24 e atualizado em 30/11/2015 - 12:42

Mais do programa