Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Três comemora nesta quarta-feira o Dia do Choro

Data foi criada para lembrar o nascimento de Pixinguinha. Nacional FM

O Momento Três desta quarta-feira é mais brasileiro do que nunca. É que comemora o Dia do Chorinho. Uma data criada em homenagem a Pixinguinha - o mestre que faria 117 anos. São 41 anos de saudade. O apelido Pixinguinha foi criado pelos amigos a partir do jeito carinhoso que a avó o chamava. Ela dizia Pizindin, que no dialeto africano significa menino bom. E ele foi mesmo um menino muito bom, ajudando a criar o mais brasileiro dos ritmos. Na década de 1910 já assinava os primeiros choros e logo formou o grupo "Os 8 Batutas". Nos anos 20, excursionou pela Europa fazendo a música brasileira ser conhecida e admirada. E nos anos 30, foi escolhido por ninguém menos do que Villa-Lobos para representar o Brasil para um grande maestro europeu. Confira um trecho de "Carinhoso" com Marisa Monte, que apenas uma década depois ganhou letra de Braguinha.

 

O Momento Três vai ao ar nesta quarta-feira (23), às 10h, na Rádio Nacional FM Brasília. Você também pode ouvir o programa, no mesmo horário, aqui no site das Rádios EBC

 

E não é só o Momento Três que homenageia o Dia do Choro. Toda a programação musical  da Rádio Nacional FM Brasília será voltada ao gênero musical, das 8h às 19h. Você não pode perder! 



Tags:  Pixinguinha Choro

Criado em 22/04/2014 - 11:34 e atualizado em 23/04/2014 - 09:30

Mais do programa