Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Voz da África: os 73 anos de Cesária Évora no Momento Três

A cabo-verdiana Cesária Évora, que nos deixou há 3 anos, faria 73 anos

Cesária Évora é um verdadeiro ícone da música, mesmo tendo gravado seu primeiro CD somente aos 45 anos. Faria 73 anos nesta quarta-feira (27), mas nos deixou há 3 anos. O coração não aguentou a emoção de cantar a cultura e a história de um povo sofrido, porém, feliz: a África.

 

A cantora Cesária Évora nasceu em Mindelo, Cabo Verde, e aprendeu a cantar ainda menina. O pai tocava violão e cavaquinho, o irmão sax e ela cantava na praça da cidade. Aos 16 anos, já cantava profissionalmente em bares e hotéis. Desiludida com as dificuldades financeiras, abandonou a música. Uma daquelas jogadas do destino a levou em 88 para uma apresentação inesperada em Portugal. Não parou mais. Só uma curiosidade: o primeiro disco foi gravado na França, onde até hoje é venerada. Tinha um carinho especial pelo Brasil e dividiu a apresentação com vários nomes da MPB. Marisa Monte foi uma delas. Confira aí em " É doce morrer no mar", música de Dorival Caymmi.

 

Confira o programa Momento Três na íntegra nesta quarta-feira (27), às 10h e 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. Você também pode ouvir o programa, nos mesmos horários, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC

 



Tags:  Cesária Évora

Criado em 26/08/2014 - 14:20 e atualizado em 26/08/2014 - 11:21

Mais do programa