Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Roquette-Pinto: os 130 anos do pai da rádio brasileira no Momento Três

Roquette-Pinto, o criador da rádio brasileira, é lembrado com três

Nesta quinta-feira (25), o programa Momento Três faz questão de lembrar os 130 anos de Edgar Roquette-Pinto, médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo, ensaista e radialista.

 

Roquette-Pinto e seu amigo Monteiro Lobato só pensavam em levar educação a todos os cantos do país. Lobato escolheu os livros e a política. Já Roquette-Pinto conheceu o rádio e identificou o veículo perfeito para a educação. Isso, em 1922. Insistiu para o governo federal comprar os equipamentos de transmissão. Não foi atendido, mas não desistiu. Roquette reuniu os intelectuais da Academia Brasileira de Ciências e fundou no Rio de Janeiro a primeira rádio do país: a Rádio Sociedade. Muitas outras vieram nos anos seguintes e o Brasil entrou definitivamente na era da informação.

 

Nos anos 50, fez questão de doar a emissora para o Ministério da Educação. Ela é hoje a nossa Rádio MEC, que faz parte do sistema EBC. Fique aí com um trecho de "Fala meu louro", de Sinhô com Mário Reis. Uma das músicas que, na época, embalava o sonho da rádio de Roquette Pinto.

 

O programa Momento Três, na íntegra, você confere nesta quinta-feira (25), às 10h e 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC, clicando no player da Rádio Nacional FM

 



Criado em 24/09/2014 - 11:04 e atualizado em 24/09/2014 - 11:34

Mais do programa