Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Três faz homenagem a Guimarães Rosa

Escritor, médico, diplomata e herói da segunda grande guerra morreu há

No dia 19 de novembro de 1967, há 47 anos, Guimarães Rosa deixava a vida para transformar-se em um dos mais ricos personagens da história brasileira. Apesar de ter publicado apenas sete livros em seus 59 anos de vida, Guimarães Rosa renovou o romance: foi o primeiro a reconhecer a linguagem pitoresca do povo, os regionalismos, como pura e legítima literatura.

 

O que dizer de livros como " Sagarana", " Corpo de Baile" e " Grande Sertão Veredas"? E isso porque só lançou seu primeiro livro aos 38 anos. Revelou a cara e a alma de um povo.

 

O Momento Três faz nesta quata-feria (19) uma homenagem ao escritor com músicas que lembram sua obra. Confira acima um trecho de São João Xangô menino onde Maria Bethânia declama um trecho de "Ponto de Xangô" de Guimarães Rosa.

 

Guimarães Rosa foi médico, soldado e diplomata. Místico e extremamente humano, ajudou a salvar judeus perseguidos na segunda guerra mundial. Como embaixador, dava vistos para o Brasil na Alemanha Nazista. Como ele mesmo gostava de dizer, "as pessoas não morrem, ficam encantadas".

 

O programa Momento Três na íntegra, em homenagem a Guimarães Rosa, você confere nesta quarta-feira (19), às 10h e 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui o site das Rádios EBC.



Criado em 18/11/2014 - 12:08 e atualizado em 19/11/2014 - 08:40

Mais do programa