Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a genialidade, a polêmica e as muitas histórias de Herivelto Martins

No dia em que o cantor e compositor completaria 103 anos, o Momento

Quando compôs “ Ave Maria do Morro” Herivelto Martins não imaginava toda a polêmica que a música iria causar. Para ele, eram versos simples que falavam do povo brasileiro e a sua grande religiosidade no viver. Para um cardeal no Rio de Janeiro, em 1942, era um verdadeiro sacrilégio. Herivelto se sentiu vingado quando a música foi adotada como hino religioso. Esse era Herivelto Martins, um compositor genial, um homem de temperamento difícil.

 

Aos nove anos assinou seu primeiro samba. Depois se uniu aos fundadores da Estácio de Sá e viu sua música ganhar ainda mais força. Com Dalva de Oliveira viveu um grande amor e também um grande escândalo. Mal visto pelos fãs, começou a compor músicas onde mandava recados, muitas vezes malcriados, à ex-mulher. Dalva não ficou atrás, convocou amigos como Ataulfo Alves e Heitor dos Prazeres para dar a resposta. O resultado foi um dos períodos mais férteis da MPB.

 

Confira no player no topo da matéria trecho de “Nega Manhosa", de Herivelto Martins, interpretado por Zeca Pagodinho!

 

Você confere o Momento Três na íntegra, em homenagem a Herivelto Martins, nesta sexta-feira (30), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui o site das Rádios EBC.



Criado em 29/01/2015 - 13:14 e atualizado em 29/01/2015 - 11:48

Mais do programa