Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Três homenageia os 90 anos de Inezita Barroso

Desde os anos 80 a frente do " Viola Minha Viola", programa exibido

Inezita Barroso chega aos 90 anos produzindo como nunca, ensinando como nunca e gerando polêmica como nunca. Em " Inezita - Rainha da Música Caipira" , sua biografia recém-lançada, ela dispara: " a verdade é que este pseudo sertanejo atual é música inventada pela industria, sem raiz, paupérrima, sempre a mesma letra, sempre com um mesmo ritmo". Nascida em 4 de março de 1925, a cantora é a homenageada do Momento Três desta quarta-feira, dia de seu aniversário.

 

Inezita sempre foi mesmo rebelde. A moça de boa família paulista decidiu cantar depois de assistir Carmem Miranda, mas ao contrário do idolo e seus cassinos, gostava era de tocar violão nas rodas dos trabalhadores rurais. 

 

Desde os anos 80 a frente do " Viola Minha Viola", programa exibido aos domingos na TV Brasil,  Inezita ajudou a resgatar a literatura, a poesia e a música de Raiz. Fez Cinema nos anos 40, viajou pelo interior do país registrando tudo que via e foi pioneira no estudo e no ensino do folclore brasileiro. Tanto que hoje Inezita faz parte da Academia Paulista de Letras.

 

Confira no palyer acima um trecho de "José", de Paulo Vanzzollin

 

O Momento Três em homenagem a Jards Macalé vai ao ar nesta terça-feira (3), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui o site das Rádios EBC.



Criado em 03/03/2015 - 14:04 e atualizado em 03/03/2015 - 12:37

Mais do programa