Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça músicas para celebrar São João

Momento Três separou três canções para comemorar os festejos juninos

Nesta quarta-feira (24), Dia de São João, o Momento Três faz uma homenagem a uma das mais tradicionais festas brasileiras. Em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) existe uma saudável e animada briga pelo título de capital brasileira do São João. Um incentivo a economia com a participação de mais de dois milhões de turistas.

 

Clique no áudio acima e ouça a seleção musical

 

São João

 

Em Portugal a festa de São João se chama Joanina e na Itália "Compare e Comare di San Giovanni". É bom lembrar que este dia marcava o início do solstício de verão e das festas pela colheita na idade média. Festas incorporadas pelo calendário religioso.

 

No Brasil, a festa ganhou uma mistura ainda maior: a culinária indígena à base de milho, a quadrilha que tem origem europeia e a mistura da polka com a batida dos atabaques africanos.

 

Em vez de junina, muitos chamam os festejos de São João, pois dia 24 é o auge das festividades, exatamente quando se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro.

 

A lenda diz que nesse dia ele prefere dormir o dia todo para não ver as fogueiras na Terra e ficar com vontade de descer e comemorar também.

 

Por isso mesmo, as pessoas soltam fogos de artifício para tentar acordá-lo. Entre os costumes católicos, a Festa Junina é marcada pelo levantamento do mastro de São João. Foi São João quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus.

 

O Momento Três especial de São João  vai ao ar nesta quarta-feira (24), às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília (96,1MHz). Você também pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui o site das Rádios EBC.

 

Ouça a programação especial dos festejos juninos nas Rádios EBC



Criado em 23/06/2015 - 13:58 e atualizado em 24/06/2015 - 10:30

Mais do programa