Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Choros de Ernesto Nazareth lembram os 82 anos de saudade do compositor

Nesta segunda (1º), confira homenagem a um dos criadores da verdadeira

Ele começou a tocar piano aos dois anos, seguindo os passos da mãe. Aos 14 já criava suas primeiras valsas e polcas, e mesmo sem querer, acabou se transformando em um dos maiores compositores e divulgadores do mais brasileiro dos ritmos: o chorinho. Estamos falando de Ernesto Nazareth.

 

Músico de formação erudita, Nazareth se apaixonou pelo som que surgia das rodas de choro nos anos 1920, mas custou a admitir este lado popular.

 

Misturando maxixe, lundu e ritmos africanos às polcas e valsas, durante muito tempo, dizia que sua música era um tango brasileiro.

 

Em 2016, o Brasil lembra dos 82 anos de saudade de Nazareth. Protagonista de uma vida cheia de música e alegria, Ernesto Nazareth morreu de maneira trágica: com problemas de surdez e a dor da perda da mulher e da filha em um acidente, Ernesto foi internado em um hospício. Em 1º de feveiro de 1934, aos 71 anos, fugiu e morreu sozinho, vítima de afogamento na represa da Colônia Juliano Moreira. Mas sua música permanece, unindo brasileiros de todas as idades na paixão pelo chorinho.

 

No Momento Três você ouve Brejeiro, Apanhei-te Cavaquinho e Odeon. No rádio, esta edição vai ao ar às 10h e às 22h, desta segunda-feira (1º), mas você já pode conferir o programa por aqui, no player no topo desta matéria.

 

O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Criado em 29/01/2016 - 13:20 e atualizado em 29/01/2016 - 14:59

Mais do programa