Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Poeta Manuel Bandeira completaria 130 anos nesta terça(19)

Em 1912, Bandeira introduziu na literatura brasileira o chamado verso

Ele nasceu em Pernambuco, foi engenheiro em São Paulo e  adotou o Rio de Janeiro como a sua cidade. Manuel Bandeira é um dos maiores poetas e ensaístas do Brasil e completaria 130 anos nesta terça-feira(19).

 

Foi a tuberculose a responsável por acabar com a carreira de engenheiro. Recuperando-se na Suíça, Bandeira começou a escrever mais e mais sobre o que sentia e sobre o país que amava tanto.

 

Em 1912 introduziu na literatura brasileira o chamado verso livre e em 1922 foi um dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna. Segundo os críticos, Manuel Bandeira mostrava a paixão de viver em forma lírica e intimista. Entre suas obras estão "Estrela da manhã", "Crônicas da Província do Brasil" e "O Itinerário de Passárgada”.

 

Nos deixou há 48 anos, sempre trabalhando em seus livros, colaborando com jornais e mais: fazendo questão de ser professor, que considerava sua maior missão. Seus versos também foram transformados em músicas.

 

Ouça os sucessos: "Testamento", "Brisa" e  "Trem de Ferro Café com Pão" em homenagem ao poeta Manuel Bandeira em mais um Momento Três.

 

 



Tags:  Manuel Bandeira

Criado em 19/04/2016 - 14:01 e atualizado em 19/04/2016 - 11:02

Mais do programa