Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ella Fitzgerald: 20 anos de saudade da musa do jazz

A voz que atingia 3 oitavas, de dicção perfeita e de improvisações

Ella Fitzgerald é considerada a maior cantora do século 20. Conhecida como "The first lady of song", em português "A primeira dama da música". Há 20 anos Ella nos deixou, vítima de complicações do diabetes. Sofria há longos anos e teve até mesmo as pernas amputadas. Os amigos diziam que a música a mantinha viva.

 

A menina Ella pretendia mesmo ser dançarina. Depois de perder a mãe, de morar nas ruas e em um reformatório, resolveu participar de um show de talentos. Intimidada por uma dupla de moças, desistiu de dançar e resolveu cantar a música da sua intérprete predileta, Connee Boswell. Pronto, nascia Ella Fitzgerald. A voz que atingia 3 oitavas, de dicção perfeita e de improvisações brilhantes.

 

Depois vieram as grandes orquestras, o Jazz dos anos 50 e a retomada fantástica do sucesso nos anos 70. Era uma lenda se apresentando por todo o mundo. Adorava a música brasileira.

 

Toda a sua obra, suas partituras e até seus famosos livros de receita estão em bibliotecas como a do Congresso americano.

 

Ano que vem o mundo vai comemorar o centenário de seu nascimento.

 

Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Dia de Santo Antônio: confira três músicas em homenagem ao santo casamenteiro

João Gilberto completa 85 anos nesta sexta-feira (10)

Tags:  Ella Fitzgerald

Criado em 15/06/2016 - 11:13 e atualizado em 16/06/2016 - 08:09

Mais do programa