Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é dia do mestre de banda

As bandas, sempre consideradas revolucionárias, começaram como

As bandas de rock dominaram mesmo a segunda metade do século XX, mas essa história começou muitos anos antes.  O engraçado é que as bandas, sempre consideradas revolucionárias, começaram mesmo é como tradição militar. Na verdade, banda seria um conjunto de músicos, geralmente uniformizados, que tocavam instrumentos de sopro e percussão.

 

A disciplina militar permaneceu como charme, conservando belos uniformes e uma marcha que combinava com os acordes musicais. Só mesmo nos anos 50 as bandas começaram a tocar a música vibrante, quase que uma revolução da revolução popular deflagrada pelas primeiras bandas de coreto.

 

As bandas são a expressão mais democrática da cultura popular. Afinal, as bandas surgiram nas pequenas e grandes cidades como alternativa aos salões de dança e as salas de concerto, que não poderiam ser frequentados por todas as camadas da população.

 

O Dia do Mestre de Banda aqui em mais um Momento Três, ouça: “A Banda” – Chico Buarque, “A Banda Maluca” - Joyce e “A Banda do Zé Pretinho” - Jorge Benjor.



Criado em 11/07/2016 - 10:24 e atualizado em 11/07/2016 - 08:20

Mais do programa