Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é dia de Cosme e Damião

No calendário católico, o Dia de São Cosme e Damião é 26 mas no

Eles eram dois irmãos gêmeos que se tornaram médicos e viajavam pelo oriente curando pessoas com a sua ciência, a fé em Deus e no poder da oração. Conseguiram tantas curas que o Rei Diocleciano mandou decapita-los com medo da sua popularidade. Foi a partir daí que Cosme e Damião começaram a ser conhecidos como santos gêmeos.

 

Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição de distribuir doces, mas ganhou a cada ano mais força com o sincretismo entre a igreja católica e a umbanda. É até bom explicar: para os católicos,  o dia de São Cosme e São Damião é comemorado no dia 26 de setembro, mas para todos os demais a tradição é mesmo no dia 27.

 

Confira também: Por que ganhamos doces no dia de Cosme e Damião? 

 

E  hoje é também o dia da Música Popular Brasileira, acredite. Uma das mais ricas do mundo, a MPB tem 16 estilos musicais, isso se levarmos em conta desde as marchinhas de Chiquinha Gonzaga até a Bossa Nova.  Se incluíssemos também as novas misturas como Axé, as variações do Forró, o Mangue Beat e tantos outros, este número cresceria muito. A MPB é tudo o que de mais autêntico existe.

 

Clique no player acima e ou em mais um Momento Três: "Oração a São Cosme e São Damião" com Maria Bethânia, "Cantigas de Cosme e Damião" com Mariene de Castro, "Patota do Cosme" com Zeca Pagodinho

 



Como Cosme e Damião inspiram a música? Confira no Momento Três!

Cosme e Damião: 27 de setembro é o dia dos "santos gêmeos"

Criado em 27/09/2016 - 13:21 e atualizado em 27/09/2016 - 15:06

Mais do programa