Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Três: Ary Barroso faria 113 anos nesta segunda (7)

Ouça sucessos como "Camisa Amarela", "Os Quindins de Iaiá" e "Pra

O Momento Três desta segunda-feira (7) homenageia e relembra sucessos de Ary Barroso, que comemoraria, hoje, 113 anos de vida.   

 

Ele é autor daquele que é considerado o hino alternativo do Brasil. Definitivamente, Aquarela do Brasil é uma das músicas mais gravadas no país e no mundo. Para se ter uma ideia, em trilhas sonoras de filmes de Hollywood a canção aparece 53 vezes. 

 

Ary nasceu em Ubá, Minas Gerais, e ficou órfão aos sete anos. Foi criado pelas tias que queriam que ele fosse padre. Com uma personalidade forte, saiu de casa aos 18, para estudar direito no Rio de Janeiro. Se formou depois de 9 anos e nunca exerceu. Para sobreviver, tocava piano nos cinemas e apaixonou-se pelo teatro musical. Em 1933 conquistou o rádio, primeiro como locutor esportivo e depois no programa de calouros que revelou nomes como Dolores Duran e Elza Soares. Nacionalista ao extremo, Ary amava o Brasil e sua música e, por isso, talvez, Aquarela seja tão cheia de emoção. A crítica de ufanista pegou. Ele fingia que não ligava, mas nos últimos anos de vida se achava injustiçado.

 

Você pode conhecer um pouco mais de Ary por suas crônicas maravilhosas. São mais de dez titulos sobre sua vida e sua escrita.

 

Confira o programa no player acima.

 



Momento Três comemora 52 anos de Zélia Duncan

Momento Três: confira homenagem aos 79 anos de Roberto Menescal

Criado em 07/11/2016 - 12:02 e atualizado em 07/11/2016 - 10:11

Mais do programa