Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição "Piracema Urbana" chama atenção para saúde dos rios

Em 10 anos, a artista plástica Thaimir Paranayba criou pelo menos 40 obras que entram em exposição nesta terça-feira (05), em Taguatinga (DF)

Mosaico

No AR em 04/06/2018 - 20:11

O programa Mosaico recebe a artista Thaimir Paranayba para conversar sobre o processo criativo das obras que participam da exposição "Piracema Urbana", aberta à visitação pública a partir do dia 05 até 29 de junho. Os quadros são resultado de muita pesquisa, mas nasceram dos sonhos da artista brasiliense.

"Quando eu voltei à pintura, eu decidi pintar peixes. Eu era uma artista abstrata, quer dizer, eu não pintava cores, paisagens, eu pintava os desenhos que vinham na minha mente, explica." A pintora acrescenta que a decisão de pintar peixes foi influência de Goiânia (GO), onde vive, que tem de um rio muito importante para o país, o Araguaia. Além disso, ela também sonhava muito com peixes, o pai pescava e a família costumava passar férias no rio.

Thaimir disse que fez questão de estar no Mosaico, programa que fala para a região amazônica, porque a exposição tem como mensagem e teve como pesquisa, os rios de lá. "Quando fui fazer essa pesquisa, porque eu já conhecia muitos peixes, foi quando fui ter contato com a realidade dos rios brasileiros. Rios da Amazônia, rio Amazonas, rio Madeira...", conta, acrescentando que foi aí que temas como desmatamento, assoreamento, queimadas e o uso do mercúrio nas águas doces do país passaram a fazer parte da mensagem.

A exposição "Piracema Urbana" é resultado de dez anos de pesquisas e criações é que entra em cartaz nesta terça-feira (05), no Uniceub Campus II, em Taguatinga (DF).

Setor de Embaixadas

O Mosaico volta a contar com os jornalistas Victor Ribeiro e Kariane Costa, no quadro Setor de Embaixadas. E com a proximidade da Copa do Mundo da Rússia, o tema escolhido para esta semana foi o folclore russo! Conheça curiosidades, instrumentos como o teremin (no qual o instrumentista nem encosta nele para produzir som!) e, mais ainda, a relação entre a cultura brasileira e a russa, sintetizada por ninguém menos que Luiz Gonzaga!

Ouça no player abaixo:

 

O Mosaico é apresentado por Morillo Carvalho e a produção é de Bel Pereira. Morillo Carvalho e a produção é de Bel Pereira. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h30, na Rádio Nacional da Amazônia

Criado em 04/06/2018 - 20:38

Mais do programa