Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial Pixinguinha, no Música e Músicos do Brasil

O Música e Músicos do Brasil segue com as comemorações feitas pela Rádio MEC em homenagem aos 120 anos de nascimento de Pixinguinha

Música e Músicos do Brasil

No AR em 18/04/2017 - 22:00

O Música e Músicos do Brasil desta terça-feira (18) segue com as comemorações feitas pela Rádio MEC em homenagem aos 120 anos de nascimento de Pixinguinha.

Pixinguinha nasceu em 23 de abril de 1897 no Rio de Janeiro. Foi maestro, instrumentista, compositor e arranjador, sendo admirado e respeitado tanto no meio popular quanto no clássico. A sua importância na música brasileira foi tão grande que, no dia 23 de abril, data de seu nascimento, comemora-se o dia nacional do Choro.

Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, era considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos. Além de instrumentista virtuoso, ele também inovou na concepção do choro e criou um estilo próprio como compositor e arranjador. Durante bastante tempo, foi arranjador da gravadora Victor e de algumas emissoras de rádios, e seu trabalho foi um divisor de águas na música brasileira. Isto porque ele abrasileirou as orquestrações e criou introduções novas e geniais para músicas de outros compositores. Como quase todos os músicos revolucionários, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o nosso Pixinguinha, foi muitas vezes incompreendido, e apenas anos mais tarde passaram a dar o devido valor a suas invenções.

O programa Música e Músicos do Brasil vai ao ar pela MEC FM, terça-feira, às 22h e às 23h pela MEC AM.

Ouça a MEC FM no player abaixo.

Não perca o Especial Pixinguinha, no Música e Músicos do Brasil. Terça, às 22h, na MEC FM.

Criado em 17/04/2017 - 09:49 - Episódio Pixinguinha 18/04/2017

Mais do programa