Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o especial 250 anos de José Maurício Nunes Garcia

O Música e Músicos do Brasil deste sábado traz um especial com a história e principais obras do compositor colonial

Música e Músicos do Brasil

No AR em 16/09/2017 - 19:00

No mês de setembro, mais especificamente no dia 22, nasceu, há 250 anos, aquele que é tido como um dos maiores compositores sacros das Américas: José Maurício Nunes Garcia. E o Música e Músicos do Brasil não poderia deixar de fazer uma singela homenagem a este grande mestre. Teremos, neste e no próximo programa, um pouco da história e principais obras de José Maurício Nunes Garcia.

Considerado o principal compositor do período colonial, entre o final do século 18 e as primeiras décadas do 19, José Maurício Nunes Garcia era filho de um casal de pardos libertos. Ele teve aulas com o músico mineiro Salvador José de Almeida Faria e, aos 16 anos, escreveu a sua primeira obra, “Tota Pulchra Es Maria”, antífona destinada à novena de Nossa Senhora da Conceição. Aos 25 anos, José Maurício Nunes Garcia ordena-se padre e, seis anos mais tarde, torna-se Mestre de Capela da Catedral e Sé do Rio de Janeiro, onde produziu a maior parte de suas obras. Em seguida, em 1808, é nomeado mestre da Capela Real, tornando-se o músico mais importante do reino de Portugal.

Na edição deste sábado (16) o destaque será para a “Missa de Nossa Senhora da Conceição”, de 1810, interpretada pelo Coro e Orquestra da Universidade do Texas, sob a regência de James Morrow.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar no sábado, às 19h, na MEC FM.

Ouça a MEC FM ao vivo:
 

Criado em 12/09/2017 - 13:58 - Episódio Música e Músicos do Brasil 16/09/2017

Mais do programa