Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida e obra de Radamés Gnattali, no Música e Músicos do Brasil

O programa faz um especial de aniversário de Radamés Gnattali, um dos mais importantes nomes da música popular e de concerto.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 27/01/2018 - 22:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (27) homenageia o compositor brasileiro Radamés Gnattali, que nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 27 de janeiro de 1906.

De origem italiana, Radamés veio de uma família de músicos e os seus primeiros ensinamentos musicais foram com a mãe, Adelia Fossati Gnattali, que o introduziu ao piano aos 3 anos de idade. Posteriormente, aos 14 anos, Radamés passa no exame de admissão para o Conservatório de Porto Alegre e acaba largando a escola regular para se dedicar quase que exclusivamente ao estudo da música.

Embora seu instrumento original fosse o piano, o músico também estudou flauta, clarineta e violino, dentre outros instrumentos.

Radamés Gnattali foi arranjador, compositor, violista, pianista e orquestrador. Ele iniciou a sua carreira como músico clássico e compôs cerca de 400 obras de concerto para diferentes formações instrumentais. Radamés chegou a receber, em janeiro de 1983, um Prêmio Shell na categoria de música erudita.

Porém, logo chamou atenção também no meio popular, onde ficou mundialmente conhecido por seus choros, suas mais de trinta músicas para cinema, além dos seus incontáveis arranjos populares.

Durante trinta anos, Radamés Gnattali trabalhou como arranjador, pianista e regente na Rádio Nacional e foi o orquestrador de célebres gravações. Ele também foi membro da Academia Brasileira de Música e da Academia de Música Popular Brasileira.

Conheça mais da carreira e principais obras de Radamés Gnattali no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na MEC FM.

Criado em 25/01/2018 - 15:26 - Episódio Música e Músicos do Brasil 27/01/2018

Mais do programa