Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça vida e obra de Ernani Braga no Música e Músicos do Brasil

O programa homenageia o compositor carioca Ernani Braga, cujos 130 anos foram comemorados em janeiro deste ano.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 13/05/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil especial de domingo (13) faz uma merecida homenagem ao compositor carioca nacionalista Ernani Braga, cujos 130 anos foram comemorados em janeiro deste ano.

Ernani Braga nasceu em 10 de janeiro de 1888. Ele era filho de portugueses de classe média alta, e seus estudos musicais foram feitos com os melhores professores de piano da época. Após um breve período se dedicando aos negócios da família, Ernani Braga, incentivado pelo professor Manuel Faulhaber, ingressa no Instituto Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ), onde estuda piano, teoria, harmonia e contraponto com grandes nomes, como Alberto Nepomuceno, Alfredo Bevilacqua e Antônio Francisco Braga. Em 1908, passa a ingressar o corpo docente desta instituição.

Antes de concluir o seu curso no Instituto Nacional de Música, o qual, inclusive, se formou com distinção e medalha de ouro, Ernani Braga ganha uma bolsa e passa algum tempo aprimorando os seus estudos em Paris, onde tem aulas com Vincent d'Indy e onde também conhece sua futura esposa Eponina D'Atri.

Ernani Braga foi um notável compositor nacionalista da primeira metade do século XX, mas também se tornou conhecido no país por seus arranjos de músicas populares e por sua participação na Semana de Arte Moderna, de 1922, em especial com a sua interpretação de obras de Villa-Lobos.

Ouça alguns dos principais trabalhos de Ernani Braga no Música e Músicos do Brasil deste domingo, às 19h, na MEC FM.

Tags:  Ernani Braga

Criado em 11/05/2018 - 12:02 - Episódio Música e Músicos do Brasil 13/05/2018

Mais do programa