Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça mais da homenagem a Artur da Távola no Música e Músicos do Brasil de domingo

No programa, trechos do seu programa “Mestres da Música”, produzidos na Rádio MEC entre 1999 e 2006

Música e Músicos do Brasil

No AR em 27/05/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (27) segue com a homenagem pelos dez anos de falecimento de uma das personalidades brasileiras mais influentes, Artur da Távola.

Artur da Távola faleceu no dia 9 de maio de 2008 em sua residência no Leblon, aos 72 anos, vítima de problemas cardíacos. Ele nasceu em 3 de janeiro de 1936, no tradicional bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro e exerceu forte influência em diferentes setores. Como político, da Távola ocupou o cargo de deputado estadual, mas foi cassado pelo regime militar e se exilou durante alguns anos na Bolívia e no Chile. Ao retornar ao Brasil, passou a escrever para diversas mídias e, para burlar a censura ao seu nome, adotou o pseudônimo de Artur da Távola, em referência ao Rei Arthur, cavaleiro da Távola Redonda. Ainda na política, chegou a eleger-se deputado federal e senador e exerceu o cargo de secretário estadual da Cultura durante nove meses.

Além da política, Artur da Távola também se dedicou a propagar a música, cultura e educação no nosso país. Foi muito bem-sucedido na literatura, publicou mais de 20 livros e seus textos e crônicas são divulgados até hoje nas redes sociais. Na educação, ocupou cargo de reitor de uma universidade particular e seu primeiro casamento foi com Anna Cristina Teixeira, filha do educador baiano Anísio Teixeira. E na música, apresentou o programa “Quem Tem Medo da Música Clássica?”, na TV Senado, dirigiu a Rádio Roquette-Pinto FM, e foi um dos funcionários mais antigos da Rádio MEC.

Nesta homenagem, confira trechos do programa “Mestres da Música”, no qual Artur da Távola fala sobre a vida e obra de seu compositor favorito: Antonio Vivaldi.

Ouça o programa na íntegra pelo player acima.

Criado em 25/05/2018 - 11:04 - Episódio Música e Músicos do Brasil 27/05/2018

Mais do programa