Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a homenagem a João de Souza Lima, no Música e Músicos do Brasil

O programa faz um especial dedicado a este pianista, compositor, maestro e professor brasileiro, que em março completaria 120 anos de nascimento.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 03/06/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil especial de domingo (03) homenageia o pianista, compositor, maestro e professor brasileiro João de Souza Lima, que em março completaria 120 anos de nascimento. 

Souza Lima foi um importante nome da música de concerto brasileira de seu tempo, embora infelizmente muito pouco gravado e interpretado nos dias de hoje. Ele nasceu em 21 de março de 1898 em São Paulo e iniciou os estudos musicais com seu irmão, José Augusto. Mais tarde, passou a ter aulas com músico ítalo-brasileiro Luigi Chiaffarelli, um dos professores mais requisitados de seu tempo.

Chiaffarelli se impressionou tanto com o talento de Sousa Lima, que resolveu oferecer-lhe aulas gratuitas. Foi ele, também, quem indicou o pupilo para estudar harmonia, contraponto, fuga e composição com o professor Agostino Cantù, recém-chegado de Milão, que também deu aulas para Savino de Benedictis e Francisco Mignone. 

Um dos estilos mais compostos por Souza Lima no início da sua carreira era o tango. Ele chegou a vencer vários prêmios nesta categoria e o seu tango “Amor Avacalhado”, foi uma das obras citadas por Darius Milhaud em sua peça “O boi no telhado”. Apesar de ter chamado mais a atenção como pianista e regente, ele também foi um exímio compositor e chegou a escrever obras para diferentes estilos e formações. Em seu catálogo musical estão Poemas Sinfônicos, óperas, bailados, concertos, quartetos de cordas, sonatas, obras corais e didáticas, entre tantos outros.

Conheça mais da história de Souza Lima no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 19h, na MEC FM.

Criado em 01/06/2018 - 15:48 - Episódio Música e Músicos do Brasil 03/06/2018

Mais do programa