Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira a vida e obra de Jacob do Bandolim no Música e Músicos do Brasil

Conheça a história deste que é considerado um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira

Música e Músicos do Brasil

No AR em 10/06/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (10) faz uma homenagem ao compositor e instrumentista Jacob do Bandolim, que em 14 de fevereiro deste ano completaria 100 anos de vida.

Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, nasceu no Rio de Janeiro, no bairro das Laranjeiras, e foi criado em uma pensão na boêmia Lapa até se mudar para sua famosa casa em Jacarepaguá, onde realizava reuniões com grandes nomes da música.

Como não poderia ser diferente, Jacob se interessou pela música desde muito cedo. Aos doze anos, ganhou um violino da sua mãe, mas não se adaptou ao arco e achava melhor tirar som do instrumento com os dedos. Foi quando percebeu que a sua verdadeira vocação estava no bandolim, que aprendeu a tocar sozinho. Jacob nunca teve um professor formal na música. Desde cedo ele tentava repetir no bandolim trechos de melodias cantaroladas pelas pessoas e, aos poucos, foi adquirindo um estilo único de tocar, que hoje em dia é usado como referência para qualquer músico popular. A presença de Jacob é praticamente obrigatória hoje em dia nas rodas de choro, tanto com suas composições, quanto através da técnica utilizada pelos bandolinistas.

Ouça pelo player acima algumas das principais obras e gravações de Jacob do Bandolim, com destaque para as realizadas nos estúdios da Rádio MEC em 1959.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar domingo, às 19h, na Rádio MEC FM.

Criado em 08/06/2018 - 08:05 - Episódio Música e Músicos do Brasil 10/06/2018

Mais do programa