Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça uma homenagem a Joaquim Callado, no Música e Músicos do Brasil

O programa faz um especial em comemoração aos 170 anos de nascimento de Callado, o Pai dos Chorões.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 08/07/2018 - 19:00

Neste mês de julho, mais precisamente no dia 11, comemoram-se os 170 anos de nascimento de Joaquim Antonio da Silva Callado. E o Música e Músicos do Brasil deste domingo (08) e da próxima semana faz um especial em homenagem a este grande nome da música instrumental brasileira.

Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 11 de julho de 1848 em uma família pobre. Porém, sua condição financeira nunca o impediu de ter contato com a música: sua família frequentava constantemente as tradicionais festas carnavalescas de meados do século XIX, e seu pai, que era instrumentista de banda e professor de música, lhe concedeu os primeiros ensinamentos no piano e na flauta. Aos oito anos, Joaquim Callado já passa a ter aulas de regência, harmonia e composição com ninguém menos do que Henrique Alves de Mesquita, que foi uma das suas principais influências musicais.

A vida pessoal e musical de Callado caminhou de forma meteórica. Sua primeira obra significativa, “Querosene”, foi composta por um Joaquim Callado de apenas quinze anos. Com aproximadamente 18 anos de idade, já considerado um instrumentista promissor, ele se casa com Feliciana Adelaide Callado, com quem tem quatro filhos. Para sustentar sua família, Callado logo se torna músico profissional e passa a tocar flautas em diversas bandas e conjuntos da cidade. Foi nesta época, inclusive, que ele faz a sua primeira apresentação em concerto, como flautista, para a família imperial.

Foi mais ou menos por volta do ano de 1870 que Callado passa a organizar rodas informais onde músicos praticavam diversos estilos. Foi assim que ele cria o primeiro grupo de Choro, que posteriormente ficou conhecido como “Choro de Callado”. Inicialmente composto por dois violões, uma flauta e um cavaquinho, este grupo fez Callado se tornar uma referência para a época e para a história deste gênero popular. Não é à toa que Callado é considerado o Pai dos Chorões e era tido como o mais importante flautista de seu tempo.

Confira mais da trajetória deste grande mestre da música instrumental no Música e Músicos do Brasil. Domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 05/07/2018 - 15:01 - Episódio Música e Músicos do Brasil 08/07/2018

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa