Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a vida e obra de Luciano Gallet, no Música e Músicos do Brasil

Ouça, no programa, algumas das principais obras deste importante compositor nacionalista do início do século XX

Música e Músicos do Brasil

No AR em 16/09/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (16) traz um pouco da vida e a obra do compositor carioca Luciano Gallet.

Nascido em 28 de junho de 1893, Luciano Gallet estudou no tradicional Colégio Pedro II, onde teve os seus primeiros contatos com a Educação Musical e já se destacava como cantor e pianista. Ainda na infância e adolescência ele já se apresentava como pianista em cafés, cinemas e até mesmo concertos. 

Um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento musical de Luciano Gallet foi o compositor ítalo-brasileiro Glauco Velasquez. Em 1914, Velasquez incentivou Gallet a entrar para o Instituto Nacional de Música, atual Escola de Música da UFRJ, onde ele teve aulas de piano com ninguém menos do que Henrique Oswald e Abdon Milanez. 

Luciano Gallet foi regente, compositor, folclorista e pianista. Ele desenvolveu múltiplas atividades na música, na mídia escrita e radiofônica e em instituições culturais. Fundou o sociedade coral Pró-Arte e assumiu, em 1930, a direção do Instituto Nacional de Música, a qual submeteu a profunda reformulação e contribuiu para a ampliação da escola nacionalista. Gallet morreu em 1931, prematuramente, aos 38 anos, deixando um vasto legado musical, que inclui obras para instrumento solo, música de câmara, música para orquestras, além de obras vocais e sacras. 

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC

Tags:  Luciano Gallet

Criado em 13/09/2018 - 17:49 - Episódio Música e Músicos do Brasil 16/09/2018

Mais do programa