Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

170 anos da Escola de Música da UFRJ, no Música e Músicos do Brasil

Para celebrar a data, programa traz uma entrevista com a diretora Maria José Chevitarese

Música e Músicos do Brasil

No AR em 08/12/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (08) faz um especial em comemoração aos 170 anos da Escola de Música da UFRJ. No programa, uma entrevista com a diretora Maria José Chevitarese, e obras gravadas por alguns dos principais grupos artísticos desta instituição.

Considerada a instituição de ensino musical mais antiga em atividade no Brasil, a Escola de Música da UFRJ foi criada em 1841 por Francisco Manuel da Silva. A instituição, porém, só foi inaugurada em 13 de agosto de 1848, sob o nome de Imperial Conservatório de Música e, desde então, passou a funcionar de forma ininterrupta, se tornando uma das mais consagradas Escolas de Músicas deste país. Esta primeira fase da instituição, que durou até a Proclamação da República em 1889, contou com grandes nomes tanto no corpo docente como discente, como Joaquim Callado, Carlos de Mesquita, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves de Mesquita, entre tantos outros.

E o Música e Músicos do Brasil teve a oportunidade de conversar com a atual diretora da Escola de Música da UFRJ, a educadora e maestrina Maria José Chevitarese, que fala um pouco sobre a Escola de Música da UFRJ e sobre o concerto de comemoração que ocorrerá neste domingo (9), às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O envento traz a Orquestra Sinfônica da UFRJ e o Coral Brasil-Ensemble da UFRJ interpretando o grandioso oratório “A Criação”, de Franz Joseph Haydn. A preparação do coro é da própria Maria José Chevitarese, a regência é de André Cardoso, e os solistas serão Michele Menezes (soprano), Aníbal Mancini (tenor) e Lício Bruno (baixo-barítono).

Ouça o programa na íntegra pelo player acima.

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste sábado, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Música UFRJ

Criado em 07/12/2018 - 10:15 - Episódio Música e Músicos do Brasil 08-12-18

Mais do programa