Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositores homenageados em 2018, no Música e Músicos do Brasil

Programa traz uma seleção de compositores que foram destaque em 2018, como Francisco Braga, Ernani Braga e Jacob do Bandolim.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 16/12/2018 - 19:00

Durante este ano, vários compositores foram homenageados tanto aqui no programa, como em diversos concertos em todo o mundo. O Música e Músicos do Brasil deste domingo (16) e das próximas semanas, relembra a vida e obra de alguns destes compositores de destaque de 2018.

O primeiro compositor que será apresentado é o carioca Ernani Braga, que nasceu em 10 de janeiro de 1888. Portanto, este ano foram comemorados os seus 130 anos de nascimento. Ernani Braga foi um dos principais compositores nacionalistas da primeira metade do século XX, mas também se tornou conhecido no país por seus arranjos de músicas populares. Além de arranjador, compositor, maestro e pianista, ele também se notabilizou como agente cultural e professor, tendo como o seu principal aluno o compositor Camargo Guarnieri.

Entre os principais mestres de Ernani Braga, estão Alberto Nepomuceno, Alfredo Bevilacqua e Antônio Francisco Braga, autor do nosso Hino à Bandeira, que também foi homenageado neste ano pelos seus 150 anos de nascimento. Francisco Braga estudou no Instituto Nacional de Música e também em algumas instituições da Europa. Sua estética musical possui muitas influências de compositores de lá, como Jules Massenet (que foi seu professor no Conservatório de Paris) e Wagner, compositor muito admirado por Francisco Braga. As composições de Francisco Braga, esteticamente pertencentes ao Romantismo, primavam pelo bom acabamento e leveza de técnica, marca característica da sua formação francesa.

Outro músico que esteve em alta este ano foi Jacob do Bandolim, em virtude dos seus 100 anos de nascimento. Jacob aprendeu a tocar bandolim de forma autodidata e adquiriu um estilo único de tocar, que hoje em dia é usado como referência para qualquer músico popular. Ao longo da sua carreira, ele criou ou fez parte de diversos grupos, com destaque para o Época de Ouro, sua formação mais bem-sucedida e que está em atividade até hoje. O inegável talento de Jacob no seu bandolim não ofuscou a sua genialidade como compositor. Ele é autor de grandes clássicos do choro como “Vibrações”, “Receita de Samba”, “Doce de coco”, “Noites Cariocas”.

Ouça no player abaixo:

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 14/12/2018 - 09:52 - Episódio Música e Músicos do Brasil 16-12-18

Mais do programa