Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça obras de Abel Ferreira, Jacob do Bandolim e Villa-Lobos

Programa traz mais duas personalidades que estariam fazendo aniversário em fevereiro, além do vencedor do Grande Prêmio Concerto de 2018

Música e Músicos do Brasil

No AR em 24/02/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (24) fala sobre mais dois grandes nomes do meio musical que em fevereiro fariam aniversário: os compositores e instrumentistas Abel Ferreira e Jacob do Bandolim.

Nascido em 15 de fevereiro de 1915 em Minas Gerais, Abel Ferreira foi um dos maiores clarinetistas brasileiros que já existiu, e seu nome está fortemente vinculado ao choro. De ouvido absoluto, ele iniciou os estudos de forma autodidata ainda na infância. Por volta dos 12 anos de idade, já havia estreado na banda filarmônica de sua cidade e, mais tarde, passou a se destacar em diversas orquestras, chegando a receber o elogio de Carmem Miranda em uma de suas apresentações. Além de tocar com grandes músicos brasileiros (como Orlando Silva, Francisco Alves e Emilinha Borba), Abel Ferreira também travou importantes parcerias na área de composição com grandes nomes, como Lourival Faissal, Nelson Piló, José Menezes de França e Luiz Bittencourt.

Outra personalidade de destaque em fevereiro é Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim, que nasceu em 14 de fevereiro de 1918, no Rio de Janeiro e, assim como Abel Ferreira, se interessou pela música desde muito cedo e aprendeu a tocar de forma autodidata. Os dois também têm em comum o estilo único de tocar, que é usado como referência para qualquer músico nas rodas de choro. Jacob se tornou reconhecido a partir dos 16 anos de idade, quando consegue seu primeiro emprego de instrumentista de rádio, ao lado de grandes músicos como Benedito Lacerda, Carlos Galhardo, Lamartide Babo e Noel Rosa. Ao longo da sua carreira, ele criou ou fez parte de diversos grupos, com destaque para o Época de Ouro, sua formação mais bem-sucedida. O inegável talento de Jacob no seu bandolim não ofuscou a sua genialidade como compositor: ele é autor de grandes clássicos do choro, como “Vibrações” e “Receita de Samba”.

E na segunda parte do programa, o Música e Músicos do Brasil fala sobre o Prêmio da Revista Concerto de 2018. Na última semana, o programa apresentou a categoria de melhor álbum, e agora irá destacar o prêmio principal, ou “Grande Prêmio Concerto 2018”. O vencedor foi o projeto com a integral das sinfonias de Villa-Lobos, gravado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 22/02/2019 - 11:44

Mais do programa