Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira uma homenagem a Benedito Lacerda, no Música e Músicos do Brasil

O programa traz, também, mais uma edição da série "O maior intérprete brasileiro de todos os tempos", com o voto do violinista Bernardo Bessler.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 17/03/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (17) apresenta mais uma edição da série “Os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos”, com o voto do violinista Bernardo Bessler. Confira também, nesta edição, um pouco da vida e obra de Benedito Lacerda, mais um personagem de destaque deste mês. 

Benedito Lacerda nasceu em 14 de março de 1903, em Macaé, no Rio de Janeiro, mas ainda na juventude se muda para o tradicional bairro do Estácio, na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi um importante compositor, flautista e maestro brasileiro, e seu nome está fortemente relacionado ao samba e ao choro. Lacerda iniciou profissionalmente na música como flautista em Banda Militar, mas logo desistiu desta área e passou a se dedicar na música popular, tocando flauta e saxofone em cinemas, cabarés e orquestras de teatros e de jazz. Com vinte anos de idade, fundou o Grupo Gente do Morro e, posteriormente, o consagrado Conjunto Regional Benedito Lacerda, com Dino Sete Cordas e Canhoto. O Regional fez grande sucesso durante a década de 1930 e se apresentou ao lado de nomes como Francisco Alves, Luiz Barbosa e Carmen Miranda. 

E quem tem acompanhado a nossa série sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos, já deve ter reparado que a grande pianista Guiomar Novaes é frequentemente a escolhida de boa parte dos nossos artistas convidados. O violinista Bernardo Bessler, convidado do programa, explica por que também escolheu esta consagrada pianista paulistana. Nascido no Rio de Janeiro, Bernardo Bessler é um dos músicos brasileiros mais importantes e respeitados tanto na música clássica quanto popular. Ele foi aluno de Paulina D'Ambrósio, Yair Kless, André Gertler e Rudolf Wherten, e já formou uma incrível geração de violinistas. Bessler é o fundador e primeiro violino do tradicional Quarteto Bessler (talvez o mais importante conjunto de câmara em atividade), e já se apresentou ao lado de nomes como Nelson Freire, Antonio Meneses, Caetano Veloso, Tom Jobim, Chico Buarque, Robert Plant, entre tantos outros. Confira também, nesta edição do Música e Músicos do Brasil, uma gravação de Bernardo Bessler, ao lado da violista Christine Springuel, do “Duo número 2 para violino e viola, em Si bemol maior, KV 424, de Mozart.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC. 

 

Criado em 15/03/2019 - 14:05 - Episódio Música e Músicos do Brasil 17-03-19

Mais do programa