Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o CD do projeto Concertando o Choro

No programa, ouça também um pouco mais da obra de Villani-Cortes, o homenageado na série “O Compositor do ano”

Música e Músicos do Brasil

No AR em 20/04/2019 - 19:00

Você já imaginou ouvir um álbum inteiramente dedicado a obras de compositores clássicos, como Bach, Beethoven e Brahms, interpretados em formato de choro por alguns dos nossos principais instrumentistas? Pois é exatamente essa a proposta do Concertando o Choro, um projeto musical que traz as afinidades entre estes dois gêneros musicais e que será o destaque no Música e Músicos do Brasil deste sábado (20). E para falar sobre este trabalho, o programa gravou, por telefone, uma entrevista como arranjador e diretor musical Euclides Marques e o produtor Adilson Ruiz.

Ouça no player acima.

E um compositor que é muito ligado não só ao choro, como a diversos outros ritmos brasileiros, é o mineiro Edmundo Villani-Cortes, o homenageado na série “O Compositor do ano”. Vale relembrar, portanto, os comentários do crítico e musicólogo Luis Roberto Trench sobre este compositor. Ele diz: “Edmundo Villani-Côrtes é um autor que caminha harmoniosamente entre o erudito e o popular, suas composições representam o retrato vivo da cultura brasileira, o que o coloca em uma sólida e inconteste posição de destaque no cenário mundial”.

No catálogo musical de Villani-Cortes, encontra-se, com frequência, elementos característicos da música brasileira, como danças regionais, figuras rítmicas e títulos de obras explicitamente brasileiros, como é o caso das “Cinco Miniaturas Brasileiras”, sua obra mais conhecida e que possui o maior número de transcrições.

Ouça mais no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC Rio.

Criado em 18/04/2019 - 16:22

Mais do programa