Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça obras de Marisa Rezende, Egberto Gismonti e Villani-Côrtes no Música e Músicos do Brasil

Programa traz trechos de edições anteriores do Festival de Música Contemporânea Brasileira

Música e Músicos do Brasil

No AR em 06/04/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste sábado (06) segue apresentando alguns dos melhores momentos da edição de 2018 do Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB), que homenageou os compositores Egberto Gismonti e Marisa Rezende

Todo ano, o FMCB traz a carreira de dois grandes nomes da música brasileira atual. E nesta quinta edição, que ocorreu em março de 2018, os homenageados foram ninguém menos do que o compositor, arranjador e multi-instrumentista fluminense Egberto Gismonti e a pianista e compositora carioca Marisa Rezende. O festival já se tornou tradicional no mês de março na cidade de Campinas, em São Paulo, e traz uma proposta bastante diferenciada: ele une a pesquisa com a performance musical dos dois compositores de destaque. Durante os cinco dias de evento, o público pode ter a oportunidade de participar de diversas atividades, como concertos, mesas-redondas, palestras, entre tantas outras.

Na última edição do Música e Músicos do Brasil, o destaque foi para as obras de Egberto Gismonti. E neste programa, conheça mais da trajetória artística de Marisa Rezende. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Marisa Rezende é tida com uma das mais importantes compositoras da atualidade. Ela iniciou seus estudos no piano com apenas cinco anos de idade, se graduou no curso de composição da Escola Nacional de Música (atual Escola de Música da UFRJ), se formou em mestrado e doutorado na Universidade da Califórnia, e realizou o pós-doutorado na Universidade de Keele, na Inglaterra. Autora de obras para diferentes estilos e formações instrumentais, Marisa Rezende participa constantemente dos mais importantes festivais nacionais e internacionais, foi uma das fundadoras da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, e criou também, na UFRJ, o Laboratório de Música e Tecnologia e o Grupo Música Nova.

E o Grupo Sintonize, produtora cultural do FMCB, também é a organizadora do mais recente “Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger”, criado em 2017. Na segunda edição do MCB Edino Krieger, além do compositor que dá nome ao festival, o evento também homenageou o mineiro Edmundo Villani-Côrtes, que é o destaque de 2019 na nossa série “O compositor do ano”. 

E na segunda parte do programa, confira um pouco mais da trajetória artística de Edmundo Villani-Cortes, nosso compositor de destaque de 2019.

Confira trechos destes importantes festivais da música brasileira no Música e Músicos do Brasil. Sábado, às 19h, na Rádio MEC.

 

Criado em 05/04/2019 - 13:54 - Episódio Música e Músicos do Brasil 06-04-19

Mais do programa