Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira homenagem a Lindembergue Cardoso, no Música e Músicos do Brasil

O programa traz, também, mais da entrevista com o compositor Tim Rescala

Música e Músicos do Brasil

No AR em 30/06/2019 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (30) faz uma homenagem ao compositor baiano Lindembergue Cardoso, que neste dia estaria completando 80 anos de nascimento. 

Lindembergue Cardoso foi um dos principais nomes da música de concerto do Brasil. Nascido em 30 de junho de 1939, na pequena cidade baiana de Livramento, ele se formou em regência e composição na Universidade Federal da Bahia, e posteriormente se tornou professor desta mesma instituição. Lindembergue era presença constante nos mais importantes cursos e festivais nacionais e internacionais, e é tido como um dos compositores mais premiados do seu tempo. Cardoso foi um dos poucos compositores que conseguia compor, com maestria, para diferentes gêneros e formações instrumentais. Seu vasto catálogo musical abrange mais de cem obras, desde música popular até óperas e peças sacras.

Lindembergue Cardoso morreu precocemente, em maio de 1989, aos 49 anos, vítima de infarto. Um ano antes, ele havia sido eleito para ocupar a cadeira número 33 da Academia Brasileira de Música, que antes era de Francisco Mignone. Neste ano, ele também foi nomeado vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, e recebeu o Troféu Caymmi. Além disso, Cardoso foi membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, cofundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e representante da Sociedade Internacional de Música Contemporânea.

E na segunda parte do programa, confira um pouco mais da entrevista com o compositor e pianista Tim Rescala, o artista convidado do mês de junho. Como já sabemos, Tim Rescala atua em diferentes áreas artísticas e musicais. Ele é pianista, professor, arranjador e compositor, sendo considerado um dos mais importantes da atualidade, tanto no meio clássico quanto popular. E na entrevista cedida ao Música e Músicos do Brasil, este grande artista fala mais sobre o seu riquíssimo catálogo musical, e comenta sobre a sua atuação como produtor musical, em especial de um dos programas mais importantes da Rádio MEC: o “Blim Blem Blom”.

Não perca! O Música e Músicos do Brasil vai ao ar domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Criado em 28/06/2019 - 11:02 - Episódio Música e Músicos do Brasil 30-06-2019

Mais do programa