Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o CD “Solar”, de Alfredo Dias, no Música e Músicos do Brasil

Programa também traz mais da entrevista com o compositor e pianista Tim Rescala e uma homenagem ao trombonista Raul de Barros

Música e Músicos do Brasil

No AR em 09/06/2019 - 19:00

O programa Música e Músicos do Brasil deste domingo (09) destaca o CD “Solar” novo trabalho do baterista e compositor Alfredo Dias.

Ouça no player acima.

Filho dos escritores e novelistas Janete Clair e Dias Gomes, o baterista carioca iniciou profissionalmente na música aos 18 anos, na banda de Hermeto Pascoal. Ao longo da sua carreira, ele já realizou parcerias musicais com nomes da música instrumental, como Arthur Maia, Nico Assumpção e Guilherme Dias Gomes, além de artistas de MPB e rock, como Ivan Lins, Lulu Santos, Kid Abelha, entre outros. O álbum “Solar” é o 11º da carreira de Alfredo Dias, e foi gravado em seu próprio estúdio, na Lagoa. O CD já está disponível nas principais lojas físicas e nas plataformas digitais para download e streaming

Além da participação do instrumentista e compositor Alfredo Dias, o programa também traz um pouco mais da entrevista com o compositor e pianista Tim Rescala, o músico convidado durante todo o mês de junho. No programa, Tim comenta mais algumas de suas principais obras e fala sobre a relação de sua música com o teatro e com o estilo dodecafônico.

E para finalizar, o programa faz uma homenagem "10 anos sem Raul de Barros". Este importante instrumentista, maestro e compositor carioca é considerado um dos mais importantes trombonistas brasileiros de todos os tempos. Sua maneira de tocar chamava a atenção de todos, e ele conseguiu fazer com que o trombone se tornasse o instrumento mais importante das gafieiras. Não é à toa que recebeu o merecido título de “Rei da Gafieira”. Raul de Barros fez uma incrível carreira na Rádio Tupi, onde acompanhava alguns dos maiores nomes do rádio dos anos 40. Ele também fez nome na Rádio Globo, onde formou uma orquestra com seu nome, e na Rádio Nacional, onde apresentava um programa semanal.

Além de ter trabalhado ao lado de nomes como Ary Barroso, Pixinguinha e Radamés Gnattali, Raul de Barros também gravou inúmeros álbuns, realizou turnês por todo o país, e integrou diversas orquestras, com destaque para a Orquestra de Jazz do Rio, e a orquestra pioneira formada apenas por negros, dirigida pelo maestro Carioca. E como compositor, Raul de Barros escreveu importantes choros, com destaque para "Na Glória", música quase que obrigatória em apresentações e rodas de choro.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Alfredo Dias

Criado em 07/06/2019 - 13:04 - Episódio Música e Músicos do Brasil 09-06-19

Mais do programa